Friday, January 9, 2009

Penta Atrasado

Essa estoria foi publicada na Gazeta Esportiva em 2006, mas conta o dia da decisao de 2002 :

Penta atrasado

Foto: Djalma Vassão/Acervo/Gazeta Press Moro nos Estados Unidos há quase três anos. Eu vinha acompanhando a Copa do Mundo de 2002 com muita atenção. Foram inúmeras noites quase sem dormir para ver o máximo possível de jogos, tanto do Brasil como de outras seleções. Afinal, além de ser fanático pelo Brasil, eu gosto de futebol. E a Copa do Mundo é a melhor época para saborear esta fruta.

Para assistir a semifinal entre Brasil e Turquia, tive que inventar para um cliente que havia trancado o carro com a chave dentro. Cheguei 40 minutos atrasado para o expediente... Qualquer coisa para ver a seleção! Que sofrimento! E na verdade o time estava jogando bem. Era eficiente e gostoso de assistir. Tinha os dois melhores jogadores da Copa, Ronaldo e Rivaldo. Até a defesa, sempre tão criticada, estava jogando bem.

Finalmente, chegou o dia da final Brasil e Alemanha. Um domingo às 7 horas da manhã daqui. O jornal que assinava havia anunciado a cobertura ao vivo pela ABC, e eu estava tranquilo de que o jogo seria transmitido. Afinal, são 2 bilhões de espectadores pelo mundo. A outra opção era a Univision, canal Hispano aqui nos EUA. Infelizmente meu receptor de satélite não estava com a assinatura para a Univision e, quando eu não estava viajando a trabalho e passando as noites em hotéis, eu assistia aos jogos pela ESPN. Nos hotéis sempre preferia a Univision porque os comentaristas são mais bem-humorados. Na ESPN os comentaristas são meio ranzinzas, mas tudo bem. Tenho certeza que já assisti a mais jogos do que eles, e vendo o jogo eu não preciso prestar atenção nisso.

Liguei a TV faltando cinco minutos para o jogo começar. Para o meu desespero, a ABC anunciou o videoteipe para as 12h30. Não só deixou de passar o jogo ao vivo como proibiu a ESPN de transmitir. Luta lerda!

Fiquei desesperado e, depois de pensar um pouco, lembrei que o lugar aonde jogo futebol soçaite, o Soccer Dome, tem um receptor de satélite, onde passava os jogos pela Univision. Como sempre havia gente, entrei no carro e voei até lá.

Tentei a porta da frente, mas estava trancada. Fui pela porta de trás e estava aberta. Entrei e fui até a sala aonde fica a TV. Trancada e vazia. Voltei e saí pela porta de trás. Comecei a ouvir um som de alarme. Era do próprio Soccer Dome. Por azar, eles haviam esquecido a porta destrancada e eu havia ativado o alarme.

Na saída dei de cara com algumas pessoas. "O alarme disparou? Que estranho... Deve ter sido um de vocês", falei. Entrei no carro e, sem querer esperar para dar explicações a polícia, fui para casa.

Na saída, devido ao fluxo de trânsito, tive que dar a volta no quarteirão e, quando olhei para o Soccer Dome, já vi um policial com lanterna na mão. Não quis parar. Muito aborrecido por não poder ver o jogo ao vivo, resolvi me isolar do mundo e assistir ao videoteipe as 12h30 como se fosse ao vivo.

Cheguei em casa quase as 8 da manhã. Desconectei o telefone. Desliguei o celular. Nada de internet, televisão ou rádio. Esperei pacientemente. Cortei a grama do jardim. Limpei o fogão. Preparei o café da manhã para as visitas que passavam o fim-de-semana conosco. As visitas saíram com a Jeanne, minha esposa. Eu quis ficar em casa. Não queria encontrar ninguém que conhecesse e que dissesse "Brazill! Champions!". Iria estragar tudo.

Joguei horas de "FIFA World Cup" no computador. A final: Brasil e Alemanha! Placar: 2 a 0, com dois gols de Ronaldo. Seria uma predição eletrônica?

O horário do VT foi chegando. A transmissão começou. Um monte de baboseiras. "Quero ver o jogo", pensava. A história da vida do Oliver Kahn não me interessa. Os comentários eram uma porcaria, um lero-lero mocorongo!

Então começou o jogo. Para mim era ao vivo. Sofri, vibrei, gritei gol e fiquei com os olhos mareados de ver o Brasil no topo do pódio. Um penta atrasado, mas na hora certa.


1 comment:

  1. Legal que você começou um blog, Dão!
    Essa história é fantástica! Exercício de paciência lutar contra o próprio fanatismo por futebol!
    abração
    Fi

    ReplyDelete